segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Vigilia Pascal

Uma vez mais os 4 grupos corais foram convidados para animar a Vigília Pascal deste ano.
Na Vigília estava presente o 10º ano de catequese, que vieram do seu primeiro retiro de catequese (Acampamento na Serra da Freita).
Todos os esforços feitos nos ensaios foram compensatórios, pois os grupos corais, juntamente com os instrumentistas proporcionaram uma celebração bastante animada.
Este entusiasmo todo foi merecido por se tratar do último dia do Tríduo Pascal.
A celebração da Vigília Pascal tem uma unidade espantosa, que podemos dividi-la em 4 vertentes celebrativas: a Luz (afugentando as Trevas do Pecado e da Morte), a Palavra (leituras bíblicas que remetem-nos para a vida de um Povo ao qual Deus de revelou), a Água (associando-se à ressurreição de Cristo, os baptizados morrem para o homem velho ressuscitando para a Vida Nova) e a Eucaristia (grande Memorial da morte e da Ressurreição de Cristo.
Na Vigília Pascal não podemos esquecer da importância da cera - renovação. Aqui será dado, ao círio, o papel da Glória de Cristo Ressuscitado. Gravar na cruz as letras gregas Alfa e Ómega, "Cristo ontem e hoje, princípio e Fim".
Por tudo isto, pelo significado e importância para o cristão, todos os intervenientes na celebração, demos o nosso melhor para ser uma Noite Pascal com o seu objectivo cumprido por mais um ano.
Depois desta celebração festiva fomos todos comer um lanche que nos foi ofertado, obtendo um agradável convívio.

Sem comentários: