segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Milésimo Convivio Fraterno

Os Convivas Fraternos é um movimento de jovens já com muitos anos de existência. Começou por ser um movimento destinado aos soldados do exército, mas mais tarde foi alargada a participação a todos os jovens.
Ano após ano tem-se realizado mais e mais convívios e o número de convivas já são milhares. Uma prova da sua solidez é o facto de se ter realizado nos últimos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro o milésimo convívio fraterno! Devido à sua importância e para celebrar este notável acontecimento, este evento primou por uma organização especial, sendo partilhado por todos os diferentes convívios o mesmo número, 1000. A nossa diocese, a diocese do Porto, não ficou indiferente e decidiu celebrar de uma forma especial, unindo num só encerramento as suas zonas Norte e Sul, com intenção de fazer deste uma grande festa.
Porém apesar de toda a preparação e empenho nesta festa, eu sou da opinião de que este último encerramento ficou muito longe das minhas expectativas, e na tentativa de ser tornar o mais marcante, se o foi, não foi decerto pelos melhores motivos. Na preparação de uma festa tão grande e com a intenção de unir as duas zonas, o encerramento foi realizado na nave desportiva de Espinho. O que não ajudou, pois foi pensado um sítio demasiado grande para o número de assistentes que lá estiveram, o que provocou que todos nós estivéssemos muitos afastados dos nossos amigos(as) que estavam a encerrar o seu convívio. E para que ainda fosse pior o som estava demasiadamente baixo e sem qualidade, pelo que se ouvia muito mal os testemunhos. Outra questão foi o facto de serem mais convivas, devido à junção das duas zonas e devido ao bispo ter de se ir embora cedo da celebração, muitas das pessoas não puderam dar o seu testemunho censurável. (Talvez seja por essa razão que normalmente os encerramentos são separados!!!)
O grupo de Jovens “Os Samaritanos” tem acompanhado o movimento dos convivas fraternos nesta sua jornada no encontro a Jesus Cristo. E tem sido a ponte entre os jovens da nossa freguesia e o movimento, numa intenção de possibilitar a todos os jovens disponíveis e interessados, participar neste convívio que é único na nossa caminhada. Convidando sempre jovens para participar. Os Samaritanos têm acompanhado os encerramentos para uma boa recepção aos jovens provenientes dos convivas fraternos e num momento mais descontraído, no final fazemos um pequeno lanche para todos os participantes nestas festas, com o intuito de um convívio mais próximo entre nós, os novos convivas e os seus familiares e amigos. Neste milésimo convívio tivemos o prazer de persuadir 3 meninas a participar, Ana Patrícia, que já fez parte do grupo de jovens, Márcia, actual elemento do grupo de Jovens e Marisa, elemento do grupo de catequistas.
Esperemos que consigam alcançar os seus objectivos para o 4º dia e que a chama que permanece bem nos seus corações seja forte e ilumine sempre os seus caminhos no encontro de Jesus Cristo.

Sem comentários: