segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Capela das Almas sofre remodelação

A Capela denominada “das Almas” vai sofrer obras de recuperação e remodelação.
Situada no lugar da antiga Igreja paroquial, construída ligeiramente ao lado, e resultante de donativos de emigrantes e aproveitamento de materiais da primitiva Igreja, foi ao longo dos tempos adulterada na sua originalidade e empobrecida por intervenções de mutilação, nomeadamente no que se refere à talha dourada que foi retirada. Sofreu algumas obras de manutenção com o passar do tempo, e já requeria nova intervenção. Embora não possua características de grande valor artístico ou cultural, exceptuando alguns elementos móveis que nela estão integrados, nem mesmo um estilo artístico de relevo, ela é património afectivo ímpar para esta freguesia e de Fé para a comunidade cristã. É a Sede da Confraria das Almas, bem como lugar do orago de Nª Sª do Parto.
Com o intuito de preservar este património e de o valorizar, sem detrimento para o cumprimento dos estatutos da Confraria das Almas e da devoção à Virgem Nª Sª do Parto, não desvirtuando o lugar e o culto que lhe é tradicional, nomeadamente o da Eucaristia, decidiu-se pedir ajuda técnica. Foi contactado o gabinete de arquitectura “Desígnios”. Coordena e lidera este gabinete o Arquitecto Ricardo de Azevedo e Carla Andreia de Carvalho. Sendo um casal de valores cristãos, depositou-se neles a confiança de nos apresentarem um projecto para execução das nossas ideias. Era já conhecida a obra de remodelação de uma casa de mordomos em Refojos de Riba de Ave, Santo Tirso, a remodelação da casa paroquial de Válega, a nova residência paroquial de Espinho, a partir da recuperação de uma casa antiga, o projecto de restauro da Igreja de Lamelas, Santo Tirso e todo o espaço envolvente, bem como a construção de uma capela Mortuária e de um salão para apoio às actividades paroquiais.
O primeiro esboço foi apresentado já há algum tempo, expondo na entrada principal da Igreja paroquial algumas peças (plantas de arquitectura) e imagens virtuais, sobre fotografias reais da Capela, para ficarmos com uma ideia do projectado. É um projecto arrojado, inovador que dignifica o templo existente e lhe confere um aspecto de moderno a par com o tradicional. Torna mais digno o espaço envolvente e até o local de culto, pois cada intervenção é pensada em torno da função a desempenhar.
Agradou a todos e lança-se agora a obra.
Ao longo do mês de Junho convidam-se todas as empresas a concorrerem para executarem esta obra. O projecto está colocado no centro de cópias “Papelicópia” em Santa Maria da Feira, próximo às instalações da Caixa Geral de Depósitos. Todos os interessados poderão adquirir uma cópia e apresentar orçamento até ao dia 30 de Junho. As propostas devem ser entregues no Cartório paroquial em carta fechada com os elementos necessários e completos.
Vamos todos lançar mão à obra e dar vida a este projecto que muito vai engrandecer a nossa terra e dignificar este espaço tão significativo para a nossa paróquia e para a sua história.

Sem comentários: