segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Tertúlia: “Como lidar com a Doença”

O Grupo de Jovens organizou no dia 13 de Fevereiro uma tertúlia aberta à comunidade, com o tema “Como lidar com a Doença”, a qual teve grande afluência de público de diferentes escalões etários, mas onde predominaram os idosos, talvez mais receosos com a sua saúde.
Para debater, explicar e dar o seu testemunho sobre o tema em questão, o Grupo de Jovens convidou pessoas com diferentes profissões, mas todas intimamente ligadas à ajuda a doentes: Dra. Helena, enfermeiras Gabriela e Carla, duas funcionárias do centro social, Marisa e Vera, a coordenadora do voluntariado no Hospital S. Sebastião, D. Virgínia Cavaco e o Sr. Padre José Carlos, aos quais agradecemos novamente a sua disponibilidade.
Na tertúlia aprendemos que o maior problema de saúde, não é o estado físico dos doentes, mas sim o seu estado psicológico, a solidão, a indiferença dos familiares, a falta de um simples telefonema de quem nunca telefona... Neste mundo em que vivemos, queremos sempre mais e pensamos apenas em nós, não encontrando tempo para uma pequena visita, ou para dar uma simples palavra mesmo aqueles que nos são mais próximos.
Por isso, uma das melhores maneiras de que dispomos para lidar com a doença é estarmos mais próximos de quem gostamos, não os deixarmos cair no esquecimento, na pura e simples solidão.
À tertúlia seguiu-se a eucaristia, a qual foi especial, uma vez que foi administrado o Sacramento da Santa Unção a 53 idosos. O grupo de jovens “Os Samaritanos” presentearam todos os participantes, com um vaso de flores para que se lembrem que têm aqui amigos com quem podem conversar e partilhar momentos de alegria, sintam que não estão sozinhos e que podem sempre contar com um ombro amigo, JESUS.

Sem comentários: