segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Desenganem-se...

Quem governa o Mundo – os senhores todo-poderosos – pseudo salvadores e ‘donos’ da razão, caminham para um abismo sem fim à vista. A situação actual do nosso planeta – social, económica, religiosa, climática, política, enfim… - está cada vez pior. E o que fazem esses senhores? Põem mais lenha na fogueira e colocam vendas nos olhos. Há países onde a desordem e a constante (o)pressão da população leva à violência e cada vez mais morrem inocentes – crianças - por causa da escassez de recursos e da deficiente governação desses mesmo países. Um exemplo: Darfur, no Sudão – talvez não se tenham apercebido, mas trata-se de uma das piores catástrofes humanitárias de sempre! - Estima-se que o conflito e a insegurança tenham já afectado 4 milhões de pessoas, das quais 1.8 milhões são crianças. Metade das pessoas que se viram forçadas a abandonar as suas casas são crianças.
Isto pode parecer conversa fiada, mas o que é certo é que se gasta milhões, biliões de dinheiros em armas e guerras, e estas crianças morrem a cada três segundos que passa – até ao final deste artigo terão morrido 30 crianças… - dá que pensar, ou não?

A escassez de água foi o tema do Dia Mundial da Água deste ano (22 Março). Estima-se que 425 milhões de crianças continuam a ter que enfrentar as consequências da falta de água. É sobre as mulheres e as raparigas que habitualmente recai a tarefa de acartar água para casa, o que é mais um factor negativo para o seu bem-estar e que impede muitas raparigas de frequentarem a escola.
O crescimento da população veio aumentar a procura de água, e os desastres naturais ou provocados pelo homem contaminaram fontes de abastecimento de água ou danificaram infra-estruturas essenciais. Só de pensar que se gasta milhares de litros de água potável “para nada” é arrepiante não é? Portanto, sejamos responsáveis e nem que seja uma gota salva, já será um inicio…

Estes são apenas dois exemplos. O mundo é uma injustiça e quem mais sofre são os pobres. Por isso, nesta Páscoa não os esqueçamos – a estas crianças – e oremos por elas. Peçamos ao verdadeiro governador do Mundo que as ajude e que nos dê forças e ânimo para termos um Mundo bem melhor, porque mal, já ele está.

Infelizmente, nem todos os dias são 1 de Abril…

Sem comentários: