segunda-feira, 17 de setembro de 2007

A Mudança

No mês passado, elegeu-se o novo Papa. Bento XVI, foi uma escolha visando a continuidade. Muito polémica e arriscada, já que João Paulo II será muito difícil de superar... Ou não fosse Ratzinger o mentor da poderosa congregação para a doutrina da fé, herdeira da Inquisição - só isto diz tudo. Mas este é também o mesmo homem que era visto como um inovador na altura do Vaticano II. Mas terá o carisma, a simpatia e a fé de Karol Wojtyla? Tem para já, o benefício da dúvida…

Isto aconteceu um pouco antes do 31º aniversário do 25 de Abril. Uma forma diferente de assinalarmos esta data, foi uma caminhada, de 3 dias, pela Serra da Freita. Manifestamos a nossa liberdade, sem dependências e apenas com a nossa vontade e sacrifício, tal como em 1974, alcançámos os objectivos inicialmente propostos.

Adjacente a esta data está o 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Uma semana depois do 25 de Abril o Povo confirma a Liberdade. Lisboa vestiu-se de Luz (como hoje), as ruas decoram-se de mil cores. Cantavam hinos, faziam promessas como se fossem juras de amor... descobre-se um futuro diferente. Todos são donos das suas vidas. Os carros são poucos para o povo que saiu à rua em eufórica procissão. As ruas apertadas para a alegria que pairava no ar, sentimentos fraternos evadiam de todos os rostos; havia uma comunhão plena de esperança, jubilada em gestos de vitória. Finalmente respira-se Liberdade!

Porque este mês se celebra o Dia da Mãe, deixo-vos algo de diferente. Em vez do “blá blá” sentimentalista do costume, que tal uma sugestão para por em prática neste dia? Uma receita simples e deliciosa: Assado à Vianense. Ingredientes: presunto, vitela, salsa, coentros, estragão, cebolinhas, vinho do Porto. Preparação: Ladeia-se com presunto um bom pedaço de carne de vitela e põe-se a assar num bom refogado de salsa, coentros, estragão e algumas cebolinhas pequenas, deixando-as ficar bem lourinhas. Regue com o Vinho do Porto e engrosse o molho com farinha de trigo. Sirva com batatas fritas em palitos.
Boa ideia, não? Cumprimentos a todas as mães e muitas felicidades…

Sem comentários: