segunda-feira, 17 de setembro de 2007

A chegada das Andorinhas

Nos dias 21 e 22 de Março comemora-se duas ocasiões especiais: O Dia da Árvore (representa a chegada da Primavera) e o Dia da Água, respectivamente.
Antes, as andorinhas marcavam o início da Primavera. Hoje não.
De facto, várias espécies de aves migram mais cedo para a Europa, partindo de África. As causas proeminentes deste fluxo madrugador devem-se às mudanças climáticas a que hoje estamos sujeitos. É caso para afirmar que “as andorinhas chegam no Inverno”…

Ou então, a Primavera chega mais cedo…

Era uma vez uma árvore

Era uma vez uma árvore muito bonita e todos os dias os meninos gostavam de brincar à sombra dos seus ramos e folhas.
Mas, um dia, um menino tratou-a muito mal. Com uma faca cortou o seu tronco.
A árvore ficou muito triste com aquela má atitude do menino e, passados alguns dias esta começou a secar e as suas folhas começaram a cair.A árvore já não dava sombra.
Um dia, havia muito Sol e os meninos que habitualmente brincavam à sombra daquela árvore, não o puderam fazer. Estavam tristes, muito tristes porque não tinham sombra para brincar e pensaram na atitude incorrecta do seu amigo.
O menino veio a arrepender-se e reconhecendo que a sua atitude não tinha sido a mais correcta, pediu desculpa à árvore para que ela lhe perdoasse.O menino deu-lhe um abraço e ela compreendendo que ele se arrependera sorriu para ele.
Sentiu uma grande força e uma grande vontade de voltar a viver.A raiz que segura a árvore ao solo e que retira da terra o alimento que ela necessita, deu força aos seus ramos e as suas folhas voltaram a crescer e a dar sombra.
As crianças puderam voltar a brincar outra vez à sombra dos seus ramos e das suas folhas.
Por fim, os meninos agradeceram à árvore e fizeram uma grande roda à volta dela!

O que é a água?

Pode até parecer um pouco ilógico fazer esta pergunta, mas o que é a água? Já todos bebemos água e já a utilizamos para as mais variadas necessidades em infindáveis momentos da nossa vida. Mas, afinal qual é a composição deste líquido que dá vida a todo o planeta terra? A água é formada por dois átomos de hidrogénio (H2) e por um átomo de oxigénio (O), formando assim, a molécula H2O. em a água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, poderia sobreviver. Cerca de 70% da nossa alimentação e do nosso próprio corpo são constituídos por água.
Os oceanos, os mares, os pólos, a neve, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Calcula-se que o seu volume total ascenda aos 1,42 biliões de km3, sendo a grande maioria (95,1%) distribuída pelas águas salgadas dos mares e oceanos. Os 4,9% restantes representam a água doce, que por sua vez está distribuída entre as zonas polares, que abarcam 97% desse precioso volume e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km3. Assim, 99,9% das águas do nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.

Sem comentários: