terça-feira, 18 de setembro de 2007

Já não falta assim tanto tempo!...

Depois de algumas pesquisas feitas, descobri algo assustador. Os cientistas estimam que para o ano de 2025 Portugal será escasso de água (potável). Muitos dos Portugueses não se preocupam com esta previsão dos cientistas, mesmo sabendo que estarão vivos. A falta de água potável poderá ser um motivo para a aumentar a emigração, a pobreza, as doenças… E a água é um bem essencial a todos nós, por isso, devíamos estar a unir esforços para combater os efeitos pela falta deste recurso.
Vários cientistas já têm dito que o clima está a mudar, mesmo sem a intervenção do Homem, o facto é que com a sua intervenção acelera esta mudança. Os nossos políticos estão demasiado ocupados em “betumar os nossos solos” (aeroportos, complexos centros comerciais, habitações, estradas onde possam buscar mais ganho…), em vez de se preocuparem com assuntos de interesse à nossa sociedade. Aproveitar o mar, a dessalinização, poderá ser uma das soluções encontradas para minimizar a escassez de água potável.
A realidade é que podemos fazer sempre algo para vivermos num mundo melhor. Sabia que um chuveiro gasta cerca de 6 a 25 litros de água por minuto. Exemplo para um duche de 15 min, se fechar o chuveiro enquanto se ensaboa ou diminuir o duche 5 minutos pode poupar cerca de 80 litros. Um contributo hoje! Um alcance amanhã!
Mas para desanuviar um pouco aproveite as férias! Quebre a rotina!


Joel Reis

2 comentários:

Ricardo disse...

Esta muito boa esta trasnposição do blogue..

Parabens

Abraços

Sérgio O. Marques disse...

É sempre bom lembrar destes pequenos grandes pormenores. De facto, a preocupação com questões ambientais tais como a água, clima, detritos e outros já remonta aos anos setenta. No entanto a política de consumo está demasiado enraizada no seio da nossa sociedade. Há ainda muito trabalho para fazer e esperemos que não seja tarde de mais.